CONSEQUÊNCIAS DA PRIVAÇÃO DO SONO

February 20, 2018

Os seres humanos podem suportar vários dias de insônia contínua, com deterioração do bem-estar e eficácia; entretanto, também uma redução menor no tempo de sono pode levar a um funcionamento degradado do organismo.

 

Relatos de insônia para a percepção prejudicada, dificuldades em manter a concentração, distúrbios da visão, as reações mais lentas, bem como o aparecimento de momentos de sono durante a vigília que levam a capacidades e eficiência do desempenho de tarefas menores e aumento do número de erros.

 

A privação do sono resulta numa perda de memorização, pensamento esquemático, que produz decisões erradas e distúrbios emocionais, como respostas interpessoais deterioradas e aumento da agressividade. Os sintomas são acompanhados por hipometabolismo do tecido cerebral, particularmente no tálamo, pré-frontal, frontal e centros de córtex occipital e do motor de fala.

 

A deficiência de sono intensifica o tônus muscular e a ocorrência de tremores, além disso, o desempenho na fala torna-se monótono e pouco clara e a sensibilidade à dor é maior.

 

A insônia também se relaciona com as alterações na resposta imune e no padrão de secreção hormonal, e particularmente, do hormônio de crescimento. O risco de obesidade, de diabetes e de doença cardiovascular aumenta. A redução da capacidade causada por 20 a 25 horas de insônia é comparável a que ocorre após intoxicação por etanol no nível de 0,10% de concentração de álcool no sangue.

 

As consequências da redução crônica de sono ou de sono superficial repetido por vários dias, tendem a acumular-se e assemelham-se aos efeitos da privação de sono aguda com duração de várias dezenas de horas.

 

No trabalho, tais efeitos podem comprometer o desempenho adequado de muitas tarefas essenciais e em situações extremas (operação de máquina ou condução de veículos), a perda de sono pode ser perigosa para o trabalhador e seu ambiente.

 

Fonte: International Journal of Occupational Medicine and Environmental Health, Vol1, Mar, 2010

Please reload

Recent Posts

February 1, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Fale conosco

Rua Dona Mariana, 143, Sala B-32.

Ed. Botafogo Medical Center

Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Tel: (21) 2540-7161

       

Cel / WhatsApp : (21) 97966-5500