top of page

MELATONINA

A melatonina é produzida predominantemente na glândula pineal, na verdade durante a escuridão. Durante o dia a luz impede a sua produção. Pequenas quantidades também são produzidas na retina, dependendo da exposição dos olhos à uma fonte de luz.

A melatonina influencia a regulação do ciclo circadiano (*).

No entanto, o ser humano quebra o ritmo dia-noite por luz artificial contrária às plantas e animais e, portanto, reduz a produção de melatonina. A melatonina não é armazenada, mas usada imediatamente. O efeito da melatonina depende de um nível sérico de zinco equilibrado.

A melatonina regula o controle hormonal. É um elemento chave para o envelhecimento, que permite retardar o processo de envelhecimento. É também chamado de "hormônio de reversão da idade".

A melatonina é um antioxidante altamente eficaz, isto foi provado por mais de 500 documentações ao longo do tempo. Ela é um "reforço" importante para o sistema imunológico.

(*) ciclo circadiano é formado pelo período 24 horas, aproximadamente, sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz entre o dia e a noite.

Fonte: Melatonin - Dr. Thierry Hertoghe (Belgium)

Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page